Pensando no público infantil, a Cotuba lançou, em ação promocional, uma série de rótulos especiais que resgatam as brincadeiras infantis. Com o intuito de homenagear as crianças, que têm no próximo dia 12 de outubro o seu dia, foram feitos cinco rótulos inspirados em diferentes brincadeiras.
Amarelinha, Bola Queimada, Elefantinho Colorido, Pula Corda e Telefone sem Fio foram as escolhidas, e além de estamparem as embalagens de vários refrigerantes de marca, junto com o título Brincadeira de Verdade é Mais Legal, possuem suas regras abaixo.
AMARELINHA
Idade: acima de 04 anos
Local: calçada, praça, quintal, quadra de esportes, praia
Participantes: 02 ou mais
Material: giz e 01 marcador para cada participante
Como brincar:
Desenhe com giz na calçada ou no quintal um retângulo grande, dividido em dez retângulos menores as casinhas numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra CÉU.
Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado do lado oposto à palavra Céu e atire o marcador (uma pequena pedra, por exemplo) na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no Céu, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador - sem pular na casa onde ele está e volte para trás do traçado. Depois, jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador. Vence quem completar primeiro todo o traçado.
Dica: se quiser, você pode fazer circuitos em diferentes formatos (em caracol ou retângulos maiores, por exemplo). Para as crianças mais novas, os circuitos podem ser menores e podem ser abertas exceções como, por exemplo, permitir que elas pulem com os dois pés em todas as casas.
BOLA QUEIMADA
Idade: acima de 06 anos
Local: calçada, praça, quintal, quadra de esportes, praia, condomínio
Participantes: 08 ou mais
Material: 01 bola macia e giz para demarcar a quadra
Como brincar:
Divida o espaço em dois campos do mesmo tamanho, definindo os limites com um giz. Divida os participantes em dois times. O jogo começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time adversário. Se este for atingido pela bola, estará fora do jogo. Se alguém do time adversário conseguir segurar a bola, sem deixá-la cair no chão, quem sai do jogo é o lançador. Se a bola bater no chão antes de atingir alguém, a posse de bola passa automaticamente para o time oposto, que poderá atacar. Se algum jogador ultrapassar os limites do campo tentando fugir da bola, será eliminado.
Dica 1: para ninguém ficar de fora depois de atingido, pode-se fazer uma prisão. Nesse caso, quem for eliminado vai para trás do limite do campo adversário e poderá atacar. Se atingir alguém do outro time, ganha o direito de voltar para a equipe inicial.
Dica 2: para deixar o jogo mais cooperativo, pode-se colocar uma lata no chão, atrás de cada jogador. Nesse caso, o participante só será queimado se a lata for derrubada pela bola lançada por um adversário, sendo que as latas podem ser defendidas com os pés por qualquer um dos jogadores. O jogo ficará ainda mais divertido se houver mais de uma bola em campo.
ELEFANTINHO COLORIDO
Idade: acima de 04 anos
Local: calçada, praça, quintal, quadra de esportes, praia, condomínio
Participantes: 03 ou mais
Como brincar:
Um participante é escolhido para comandar. No caso de crianças mais novas, o melhor é que seja um adulto. Ele fica à frente dos demais e diz: Elefantinho colorido!. Os outros respondem: Que cor?. O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo que tenha aquela tonalidade.
Dica: quanto mais longe o acesso à cor, mais difícil o jogo fica. Para os mais velhos, a brincadeira ficará mais divertida se o comandante perseguir os outros participantes e tentar capturá-los antes que eles cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante.
TELEFONE SEM FIO
Idade: acima de 04 anos
Local: dentro de casa, praça, salão de festas, quintal, condomínio
Participantes: 05 ou mais
Como brincar:
Todos se sentam em um círculo ou em fila, um ao lado do outro. A brincadeira começa com um dos jogadores elaborando uma frase e dizendo-a bem baixinho no ouvido do participante que estiver ao seu lado. Este repete a frase para o próximo participante e assim sucessivamente, até o último jogador, que deve dizer a frase em voz alta.
Quase nunca ela será reproduzida da mesma forma como foi criada pelo primeiro participante da roda, o que dá sabor e diversão à brincadeira.
Dica 1: com crianças mais novas, substitua as frases por uma única palavra por vez.
Dica 2: a brincadeira pode ajudar a fixar temas abordados em sala de aula se as frases repassadas forem relacionadas ao assunto.
PULAR CORDA
Idade: acima de 05 anos
Local: calçada, quintal, praça, condomínio
Participantes: 03 ou mais
Material: 01 corda
Dois participantes seguram cada um uma ponta da corda, batendo-a em círculos e de forma ritmada, enquanto o terceiro integrante pula de modo a evitar que suas pernas impeçam a passagem da corda. Quanto maior o número de jogadores e mais rápido o ritmo, a brincadeira fica mais difícil.
Dica 1: os pulos podem ser coreografados por cantigas como esta:
Um homem bateu em minha porta
E eu abri.
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão (o jogador pula e rapidamente abaixa e toca o chão)
Senhora e senhores, pulem num pé só (o jogador pula com um só pé)
Senhoras e senhores, deem uma rodadinha (o jogador pula e roda)
E vá pro olho da rua! (o jogador sai debaixo da corda)
Dica 2: para os mais experientes, é possível usar duas cordas, uma batendo no sentido horário e outra em sentido inverso.